18°C 28°C
Wenceslau Braz, PR
Publicidade

Moldando o futuro com pensamentos funcionais: experiência inspiradora no CSTA

Coordenadora de educação socioemocional, Ana Flávia, guia alunos em dinâmica transformadora de autoconhecimento no CSTA

28/08/2023 às 13h34 Atualizada em 29/08/2023 às 07h41
Por: Valdir Adriano Fonte: Coordenadora Nilceli
Compartilhe:
Moldando o futuro com pensamentos funcionais: experiência inspiradora no CSTA

Na quadra esportiva do CSTA, os alunos tiveram uma experiência única e inspiradora com a coordenadora de Educação Socioemocional, Ana Flávia. A atividade, que teve como tema "Pensamentos Funcionais: Determinando Nosso Futuro", levou os alunos refletirem sobre o que podem fazer por si na construção de janelas saudáveis em sua mente, evitando assim que pensamentos negativos roubem a sua tranquilidade e possam construir uma mentalidade positiva.

Ana Flávia utilizou uma bola como representação simbólica dos pensamentos e sentimentos que os alunos carregam consigo. A dinâmica consistia em acertar o alvo pendurado na trave do gol. No entanto, em vez de se concentrar apenas na precisão física, a atividade tinha um significado mais profundo.

A coordenadora explicou que a bola representava os pensamentos que podem nos levar em direção aos nossos objetivos. Cada tentativa de acertar o alvo simbolizava a tentativa de moldar nosso próprio futuro por meio de pensamentos funcionais. 

Enquanto os alunos se revezavam para chutar a bola em direção ao alvo, Ana Flávia encorajava cada um a refletir sobre os pensamentos que os impulsionavam ou os limitavam. Os acertos no alvo representavam a habilidade de direcionar os pensamentos de maneira positiva em direção aos objetivos desejados.

Ao final da dinâmica, Ana Flávia destacou os três passos da técnica D.C.D.

1° Passo - Duvidar de seus pensamentos destrutivos:

Duvide de tudo em que você crê e controla e o controla e perturba. A dúvida é o princípio da sabedoria. Duvide de que você não consiga superar seus conflitos, suas dificuldades, seus desafios. 

Exemplos:

"Eu duvido que serei rejeitado nessa situação".

"Eu duvido de cada pensamento perturbador".

"Será mesmo que vou fracassar depois de ter me preparado tanto?".

"Eu duvido do que as pessoas pensam ou falam de mim".

Plantar a semente da dúvida sobre o medo ou sobre o pensamento destrutivo que lhe assombra.

2° Passo - Criticar esses pensamentos:

Critique cada ideia pessimista, preocupação excessiva e pensamento antecipatório. Cada pensamento negativo deve ser combatido. Treine-se a não se perturbar pelo amanhã. Pense no amanhã o suficiente para se planejar.

Exemplos:

"Por que penso desta forma?

"Por que ser vítima desses pensamentos ou sentimentos?

"Quais armadilhas estão no controle da minha vida neste momento?".

3° Passo - Determinar ser livre:

Determine ser alegre, seguro, forte. Determine não ser escravo dos seus conflitos. Decida ter encanto pela vida, contemplar a beleza da criação, lugar pelos seus sonhos. Proclame isso na sua mente.

Exemplos:

"Eu decido que, a partir de agora, sou muito mais confiante para falar em público".

"Eu decido que sou autor da minha própria história".

"Eu decido ser feliz e gerenciar minhas próprias emoções para me tornar um ser humano cada vez melhor".

Determine que você seja capaz de reeditar esse momento em sua vida perdoando a si mesmo, a pessoas ou o momento traumático que passou.

Lembrando que esse processo deve se repetir todos os dias até se perceber que ao lado das janelas killer, novas já elas light serão construídas na sua mente, transformando pouco a pouco, o seu "Eu frágil" num "Eu forte".

Ao aplicar a técnica D.C.D, vocês podem direcionar seus pensamentos destrutivos para longe e determinar ativamente como querem moldar seu próprio futuro.

A atividade não apenas envolveu os alunos em uma experiência interativa, mas também deixou uma marca duradoura em relação ao poder que os pensamentos exercem em suas vidas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários